Skip to content

Oração de São Roque

A oração de São Roque serve como refúgio para os que estão com sua saúde debilitada. Após o falecimento dos pais, São Roque decidiu partilhar sua herança com o tio, e com os mais pobres.

São Roque também foi atacado por uma peste, que atingiu todo o povo de sua região, ao voltar para sua terra natal foi colocado em esquecimento numa prisão, onde veio a falecer depois de cinco anos.

Orações de São Roque

São muitos os casos de doenças graves espalhados pelo mundo, no entanto, nem todas as pessoas têm acesso a um atendimento médico de qualidade, há lugares que faltam até mesmo equipamentos hospitalares e remédios básicos.

Para estes casos, podem recorrer a São Roque para que ele proteja os profissionais de saúde e também seus pacientes. Confira algumas orações importantes a seguir.

Para nos proteger de doenças contagiosas

São diversas as doenças que nos deixam enfermos, no entanto, também são muitos os Santos como São Roque que nos protegem desses males, devemos pedir que o Santo São Roque nos defenda de doenças como a AIDS.

São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor.

São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas.

Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento.

São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos das doenças e dos perigos.

Amém.

Veja a  Novena de Santa Terezinha das Rosas

Para proteger da poluição

São Roque nos livra dos males da poluição, de todos os transtornos que a mesma pode trazer para a nossa saúde. Devemos orar para ficarmos livres da poluição da água, do ar e dos alimentos.

São Roque, vós que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes e Deus,
para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão,
vos alimentou de um modo milagroso e também milagrosamente vos curou,protegei-me contra as doenças infecciosas,
livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos.

Enquanto eu tiver saúde vos prometo rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos,
par imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes.

São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição, São Roque, rogai por nós.

Veja a  Oração da Beata Santa Catarina

Para pedir a cura de alguma pessoa

Se você conhece alguém que está passando por um problema de saúde grave, ou foi contaminado por alguma doença, faça esta oração pedindo a intercessão de São Roque, e assim fazer com que a pessoa consiga a cura.

Meu caro peregrino São Roque, que cuidou dos doentes atingidos pela praga e estava sempre pronto a ajudar os outros com suas fervorosas orações.

Você não tinha casa e acabou sendo preso em um calabouço, mas os inválidos tem confiança em invocar sua ajuda.

Por favor me conceda a graça da cura para (dizer o nome da pessoa) e nos ajude a conseguir a saúde espiritual e a salvação de nossa alma.

Que assim seja!

Veja a  Oração para dor de dente

Um pouco mais da história de São Roque

São Roque nasceu na França em 1295, na cidade de Montpellier. Teve uma educação exemplar, sempre estudando nos melhores colégios. Herdou a fé de sua mãe, uma senhora muito religiosa.

Ficou órfão aos 20 anos de idade, então decidiu partilhar sua herança e dedicar-se inteiramente aos pobres e aos doentes. Após ser atacado por uma peste, conforme já mencionamos no artigo, São Roque voltou para sua cidade de nascimento e lá ficou preso até a morte.

A Igreja Católica sempre comemora o dia de São Roque no dia 16 de agosto, dia que o Santo foi canonizado.