Oração a Oxumaré

Oxumaré dirige o ato, a transformação e o poder que produz o movimento. Ele é exibido como um macho e uma fêmea Orixá e, portanto, vive uma natureza dupla. Por seis meses ele é macho, durante esse tempo seu símbolo é o arco-íris. Nesta fase, sua tarefa é levar a água da cachoeira para o céu (o império de Oxalá). Nos outros seis meses, ele adota uma forma feminina. Durante esta fase, representada pela serpente, ela às vezes se transforma em uma linda deusa chamada Bessém.

Os dois símbolos cobra e arco-íris representam renovação. Com esta dualidade Oxumaré carrega todas as contradições, todos os opostos dentro dela: Dia e noite, doce e azedo, bom e mau, macho e fêmea, etc. Como uma cobra ele morde a própria cauda e assim forma um círculo. Este círculo simboliza o planeta Terra e o movimento de todos os corpos celestes no universo.

Seu domínio é em todos os lugares onde as contas estão sendo pagas, em compras, em negócios, no banco, em matéria de empréstimo, em todas as finanças. Suas cores são as do arco-íris, sua pedra é a opala, seu símbolo é a cobra e seu dia é terça-feira.

Oração de Oxumaré

Arrumbobô Oxumaré orixá

Axé agô mi babá, agô axé, salve

Adorada cobra de Daomé, Salve as sete cores que te revelam no céu, Salve a água, salve a terra, Cobra de Dan, proteja-me, Senhor, dos movimentos dos astros, da rotação e da translação de tudo o que nasce, o que se transforma,

Oxumaré, que eu (colocar suas iniciais) saia do vermelho, tu que és, Orobóros e Deus do Infinito, faça com que meu dinheiro se multiplique, e que meu suor vire riqueza, para que eu vença, sem que ninguém se oponha a mim,

Creio em ti, Babaê,

Sei que já estou vencendo!

Veja também a:

Oração a Oxumaré

Clamamos vossas sete luzes Divinas renovadoras dos nossos sentimentos já cansados, esgotados pela luta do ser existir.

Amado Pai, nos envie vossos fatores positivos para que inundados com eles, possamos ser instrumentos renovadores na vida do nosso semelhante e na nossa vida.

Dilua todos os negativos que vivem no nosso íntimo, todas impurezas e vícios que carregamos no decorrer de nossas encarnações.

Envolva com suas cores vivas todos os espíritos sofredores que estejam ligados a nós neste momento ou a cordões cármicos, e envolvidos nas vossas cores sagradas, que eles sejam curados, tenham suas dores aliviadas e seus mentais reequilibrados dos tormentos terríveis que eles carrega, dilua, meu Pai e renove neles os sentimentos positivos e a busca pela evolução rumo ao Divino Criador.

Pai, também clamamos que envie suas forças renovadoras aos hospitais, presídios, orfanatos, asilos e a todos que imploram por uma nova chance de evoluir e que se encontram na escuridão por terem se afastado do Divino Criador.

Olhe por nossos familiares e amigos encarnados ou desencarnados, que eles recebam as bênção das sete luzes vivas e Divinas do Arco-Íris Sagrado.

E por fim, meu Pai, ilumine todo planeta, leve vossas cores ao que só enxergam escuridão e nos livre dos tormentos negativos, nos proteja hoje e sempre na nossa caminhada evolutiva no maravilhoso planeta Terra.

Arrobobô Oxumaré!

Um pouco mais sobre Oxumaré

O principal “acessório” associado a Oxumaré é a serpente do arco-íris. Quando ele criou o mundo, ele reuniu a matéria e envolveu-se ao redor da terra e rios e vales foram formados como resultado de deslizar através dela.

Este orixá vive sob o oceano e leva “a água dos mares para o céu, para que a chuva se forme – ele é o arco-íris”. Portanto, o espaço natural de Oxumaré é a água e esse ciclo essencial da água é parte do motivo. Ele é o orixá do movimento e a imagem de uma cobra mordendo o rabo não apenas ilustra o ciclo, mas também como o universo está interconectado.

O orixá Oxumaré é lembrado historicamente como um mito africano originário do Zaire ou do Senegal com o arco-íris simbolizando “a fecundidade da terra, do segredo do eremita e do infinito (mordendo a própria cauda).” Além disso, um arco-íris no Candomblé serve para transportar a água da terra para as nuvens que abrigam Xango. A dualidade do gênero do orixá é mostrada com as cores do arco-íris, sendo o vermelho o masculino e o azul feminino.

CookiesX

Usamos cookies de terceros para analizar o tráfego e medir os anuncios. No caso de acessar desde Europa, podemos mostrar anuncios sem personalizar. Mais informações.