Oração para a Quaresma

A Quaresma é um tempo de oração, penitência e intimidade com Deus, implorando sempre o auxílio do Príncipe dos Exércitos Celestes, o Arcanjo Miguel.

Atualizado no

😇 Quaresma - Período de feriados
🎉 Comemoração: -

A Quaresma é um tempo litúrgico em que por 40 dias a Igreja chama os fiéis cristãos à penitência, a generosidade, arrependimento, ao perdão, ao louvor, a grandeza e a conversão, para se preparar verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em corpo e espírito no período da Semana Santa.

Com certeza você receberá as graças que pedir neste período com a oração da Quaresma.

A Quaresma de São Miguel foi criada por São Francisco de Assis, em 1224. É um período de 40 dias com jejuns e orações, inspirado pelo Arcanjo Miguel. São Francisco de Assis acreditava que o arcanjo Miguel tinha a função de salvar almas no último instante e também retirava as almas do purgatório.

São Francisco de Assis celebrava a quaresma com retiro, jejuns e orações durante os quarenta dias que seguem a Assunção da Santíssima Virgem Maria.

São Miguel, a quem cabe o papel de introduzir as almas no Paraíso, tinha objetivo de uma devoção especial em razão do desejo que tinha o santo de salvar ao máximo todos os homens da dor, da escuridão, do egoísmo.

Como fazer a oração da Quaresma

Quaresma de São Miguel Arcanjo

Providenciar um altar em casa para São Miguel com uma imagem ou foto para ficar montado durante todo o período da quaresma. Coloque flores em um vaso de preferência brancas.

Todos os dias:

  • Acender uma vela
  • Fazer o sinal da cruz
  • Oferecer uma penitência-jejum de carne ou outra(escolher a sua penitência para que durante este período possa também fazer meditação)
  • Rezar a oração durante os 40 dias da quaresma
  • Rezar a ladainha de São Miguel
  • Rezar a oração final

Oração da quaresma de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos hoje no combate, sede o nosso refúgio contra as maldade e ciladas do demônio. 

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”.

Sacratíssimo Coração de Jesus! (três vezes)

📃 Autor Desconhecido
Artigos e Livros Religiosos

Descubra esta fantástica coleção de livros e artigos com os quais você se sentirá mais próximo de Nosso Senhor.

Confira a Coleção

Abra as portas do seu lar para Deus.

Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.

São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.

São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte da verdadeira fé, rogai por nós.

São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.

São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, mensageiro da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão do Purgatório, vós a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte, rogai por nós.

São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Senhor Jesus, ouvi-nos.
Senhor Jesus, atendei-nos.

Rogai hoje por nós, pela minha família, meus entes queridos, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja, para que sejamos dignos de Suas promessas.

Amém!

📃 Autor Desconhecido

Oração para o fim da Quaresma

Senhor Jesus! No dia de hoje santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, a sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu e a trocar os bens do tempo presente pelos bens eternos. Vós que viveis e reinais em espírito por todos os séculos dos séculos.

Que com sua misericórdia e domínio de todos os recursos, neste período em que faço a oração da quaresma e crente em seu espírito e capacidade, venho no dia de hoje fazer meu pedido(dizer as questões que deseja)

Amém!

📃 Autor Desconhecido

Dicas para a Quaresma

A Quaresma é um tempo litúrgico em que por 40 dias a Igreja chama para oração os fiéis à penitência e à conversão, para se preparar verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus na Semana Santa.

Aqui estão cinco pontos que todo católico deve saber sobre a Quaresma:

1. Oração, mortificação e caridade: às três práticas quaresmais

A oração da quaresma é uma condição indispensável para o encontro com Deus. Na oração, o cristão entra em diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça entre em seu coração e, como Maria, abre-se para a oração do Espírito cooperando com ela em sua resposta livre e generosa (ver Lc 1,38).

A mortificação se realiza cotidianamente e sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. Com ela, são oferecidos a Jesus aqueles momentos que geram desânimo no transcorrer do dia e se aceita com humildade e alegria, todas as diversidades que chegam.

Da mesma forma, saber renunciar a certas coisas legítimas, ajuda a viver o desapego e desprendimento. Dentro dessa prática quaresmal, estão o jejum e a abstinência que serão explicados mais adiante.

A caridade é necessária como refere São Leão Magno: “Se desejamos chegar à Páscoa, santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados”.

Sobre esta prática, São João Paulo II explica que este chamado a dar “está enraizado no mais profundo do coração humano: toda pessoa sente o desejo de colocar-se em contato com os outros e se realiza plenamente quando se dá livremente aos demais”.

2. O jejum e a abstinência

O jejum consiste em fazer uma refeição forte por dia, enquanto a abstinência consiste em não comer carne. Com ambos os sacrifícios, reconhecemos a necessidade de fazer obras para reparar o dano causado por nossos pecados e para o bem da Igreja.

Além disso, de forma voluntária, deixam-se de lado, necessidades terrenas e se redescobre a necessidade da vida do céu. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,4).

O jejum não proíbe de tomar um pouco de alimento na parte da manhã e à noite. É obrigatório dos 18 aos 59 anos.

Por outro lado, a abstinência, embora proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais. O jejum é obrigatório a partir de 14 anos.

3. A Quaresma começa com a quarta-feira de Cinzas e termina na quinta-feira Santa

Na quarta-feira de Cinzas começam os 40 dias de preparação para a Páscoa. Após a Missa, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Desta forma, a cinza é um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim.

A Quaresma termina na quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja recorda a Última Ceia do Senhor, quando Jesus de Nazaré compartilhou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na sexta-feira Santa.

4. A duração da Quaresma está baseada na simbologia do número 40 na Bíblia

Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, os quarenta dias do dilúvio, os quarenta dias da marcha do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha e os 400 anos que durou a estadia dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provas e dificuldades.

5. Na Quaresma, a cor litúrgica é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal.

Fonte: https://www.encontrocomcristo.com.br/5-coisas-que-deve-saber-sobre-a-quaresma/

Compartilhar

👋
Oração Já foi elaborado, é escrito e produzido por e uma equipe de pessoas maravilhosas. A fé em Deus, Nosso Senhor, é realmente forte para as nossas vidas. Por isso, criamos este site para te ajudar a chegar mais perto de Deus com essa coleção de orações poderosas 💪.

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

© -