Oração a São João Batista

Esta oração tradicional em honra de São João Batista tem três partes, correspondendo às três fases da sua vida:

  • a sua decisão de ir ao deserto para praticar uma vida de penitência e mortificação
  • sua pregação àqueles que o seguiram no deserto, preparando seus corações para a vinda de Cristo
  • e seu martírio na ordem do rei Herodes.

Observe os atributos de João Batista que estão incluídos na oração: Ele é, como o próprio Cristo disse, o “maior profeta nascido da mulher”; ele foi libertado do Pecado Original no ventre de sua mãe na época da Visitação de Santa Maria a Santa Isabel; e ele é o precursor de Cristo, preparando o caminho do Senhor.

Oração de São João Batista

I. Ó glorioso São João Batista, o maior profeta entre os nascidos de mulher, embora você tenha sido santificado no ventre de sua mãe e tenha levado uma vida muito inocente, não obstante, foi a sua vontade se retirar para o deserto, ali para dedicar-se ao prática de austeridade e penitência; obter para nós de teu Senhor a graça de ser totalmente desapegado, pelo menos em nossos corações, dos bens terrenos, e praticar a mortificação cristã com reminiscências interiores e com o espírito da santa oração.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

II. Ó zeloso Apóstolo, que, sem fazer milagres aos outros, mas unicamente pelo exemplo da tua vida de penitência e do poder da tua palavra, atraiu as multidões, a fim de as ordenar a receberem o Messias dignamente e ouça sua doutrina celestial; concede que nos seja dado, por meio de teu exemplo de uma vida santa e o exercício de toda boa obra, trazer muitas almas a Deus, mas acima de tudo aquelas almas que estão envolvidas nas trevas do erro e da ignorância e são conduzido pelo vício.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

III. Ó Mártir invencível, que, pela honra de Deus e pela salvação das almas, resistiu com firmeza e constância à impiedade de Herodes, mesmo à custa da tua própria vida, e repreendeu-o abertamente pela sua vida iníqua e dissoluta; pelas tuas orações obtém para nós um coração corajoso e generoso, a fim de que possamos vencer todo o respeito humano e professar abertamente a nossa fé na obediência leal aos ensinamentos de Jesus Cristo, nosso divino Mestre.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Ore por nós, São João Batista
Para que possamos ser feitos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Ó Deus, que fez com que este dia fosse honroso aos nossos olhos pela comemoração do abençoado João Batista, conceda ao Teu povo a graça da alegria espiritual, e dirija a mente de todos os Teus fiéis para o caminho da salvação eterna. Através de Cristo nosso Senhor.

Amém.

Veja também a:

Oração a São João Batista contra inimigos

Ó Deus, você levantou São João Batista para preparar um povo perfeito para Cristo. Encha o seu povo com a alegria de possuir a Sua graça e dirija a mente de todos os fiéis no caminho da paz e salvação.

Conceda que São João foi martirizado pela verdade e justiça, para que possamos professar energicamente nossa fé em você e levar os outros ao caminho, à verdade e à vida eterna.

Amém.

Veja também a:

CookiesX

Usamos cookies de terceros para analizar o tráfego e medir os anuncios. No caso de acessar desde Europa, podemos mostrar anuncios sem personalizar. Mais informações.