Skip to content

Oração à Sagrada Família

A oração da Sagrada Família tem sido recorrida por todos aqueles que querem ter um bom convívio familiar. Há séculos, a humanidade tem pedido ajuda para a Família de Nazaré sempre que há necessidade.

Foi Deus quem escolheu os integrantes da Sagrada Família, e os seus devotos pedem ajuda em qualquer que seja a circunstância da vida, seja para arrumar emprego, namorado, ou mesmo resolver uma situação difícil.

Orações à Sagrada Família

De século em século, a Sagrada Família vem sendo invocada para proteger a Família, conforme mencionamos acima. Mas, há outros motivos que nos levam a pedir a intercessão da Sagrada Família.

Confira a seguir, algumas orações que podemos fazer para a Sagrada Família.

Para pedir ajuda

Senhor Jesus Cristo, que, sendo submetido a Maria e José, consagrou a vida doméstica pelas Tuas inefáveis virtudes; concedei que, com a ajuda de ambos, sejamos ensinados pelo exemplo da Tua santa Família e alcancemos a sua comunhão eterna. Que vive e reina, mundo sem fim. Amém.

Para proteção da família

Ó Jesus, nosso mais amoroso Redentor! Vieste para iluminar o mundo com o Teu ensinamento e exemplo, e para viver a maior parte da Tua vida com Maria e José na casa deles em Nazaré. Assim santificaste a família que seria um exemplo para todas as famílias cristãs. Graciosamente receba nossa família, que hoje é dedicada e consagrada a Ti. Protegei-a; guardai-a e confirmai-a no santo temor, na paz e na harmonia da caridade cristã. Ao nos conformarmos com o modelo de Sua família, que todos, sem exceção, alcancemos a felicidade eterna.

Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe! Por sua intercessão, faça disso nossa humilde oferta, aceitável a Jesus e obtenha para nós Sua graça e bênçãos. Ó São José, santíssimo guardião de Jesus e Maria! Ajudai-nos com as vossas orações em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, para que possamos louvar o nosso Divino Salvador, Jesus, juntamente com Maria e vós por toda a eternidade. Amém.

Veja também:

Para Consagração das Famílias

O próprio Papa Francisco escreveu uma oração, na qual ele dedica todas as famílias do mundo à Família de Nazaré.

Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado, seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter sagrado e inviolável da família e da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém.

Veja também a cruz sagrada seja minha luz.

Para ter paciência

Jesus, Maria e José, como vós, somos membros da família do Pai. Rezamos para que o nosso amor familiar possa refletir o seu amor na sua abertura a todas as pessoas. Que perdoemos mesmo quando não somos perdoados, e sejamos pacientes com as fraquezas dos outros.

Jesus, dá-nos paz, unidade e força para enfrentar as dificuldades da vida diária. Que possamos usar os recursos da nossa família para melhorar a qualidade de vida de nós mesmos e de todas as pessoas. Vamos mostrar alegria em servir, por tudo o que fazemos pelos outros, fazemos por ti.

Maria, inspira-nos que o nosso amor seja forte, mas não possessivo. Que a nossa disponibilidade para dar dependa mais das necessidades dos outros do que do custo de dar.

Joseph, ajuda-nos a estar atentos à vontade do Pai. Vamos estar prontos, como você estava, para agir sempre que ele nos chamar.

Para alcançar uma graça

Ó Jesus muito amoroso, que pelas Tuas sublimes e belas virtudes de humildade, obediência, pobreza, modéstia, caridade, paciência e mansidão, e pelo exemplo da Tua vida doméstica, abençoaste com paz e felicidade a família que escolheste na terra, na Tua clemência olhaste para esta casa, prostraste-te humildemente perante Ti e imploraste a Tua misericórdia.

Lembra-te de que esta família Te pertence; porque a Ti nos dedicamos e devotamos de maneira especial. Olha para nós na Tua bondade amorosa; preserva-nos do perigo; ajuda-nos em tempo de necessidade, e concede-nos a graça de perseverar até ao fim na imitação da Tua Sagrada Família, para que, tendo-Te reverenciado e amado fielmente na terra, Te possamos abençoar e louvar eternamente no céu.

Ó Maria, doce Mãe, à tua intercessão recorremos, sabendo que teu Divino Filho ouvirá tuas orações.

E tu, ó glorioso Patriarca, São José, ajuda-nos com a tua poderosa mediação e oferece, pelas mãos de Maria, as nossas orações a Jesus. Amém.

Como surgiu a Consagração à Sagrada Família?

Embora não haja uma data pré-definida para o início a Consagração à Sagrada Família, é comum vermos a Igreja Católica invocar a Sagrada Família em eventos importantes, como o Dia Mundial da Paz e a Jornada Mundial da Juventude, como ocorreu em 2013 no Brasil.

Toda sexta-feira, a Sagrada Família é consagrada em todas as Igrejas Católicas ao redor do mundo. Sempre que nos vemos em uma situação de desemprego, discussão, violência, desamor, temos que nos apegar constantemente à Sagrada Família de Nazaré.

Cristo nos deu sua família como modelo, para proporcionar um mundo mais justo para todos. Se quisermos ter a verdadeira paz de Cristo, temos que viver como sua família vivia.

Rezamos todos os dias para que o nosso lar seja repleto de paz, união e amor, assim como foi o lar da Sagrada Família quando esteve na terra. A família é o berço da sociedade, ela deve ser bem cuidada e preservada de todo o mal.

Não deixe de consagrar sua família todos os dias com esta belíssima oração do Papa Francisco.