Importância da oração da manhã
Uma oração da manhã é uma maneira maravilhosa de focalizar seu tempo e atenção na busca do plano de Deus para o dia seguinte.
Por que é tão importante fazer a oração da manhã?
Tenho vivido com e sem a oração do dia-a-dia. Posso lhe dizer que há uma tremenda diferença entre os dois!
A minha voz ouvirás pela manhã, Senhor; pela manhã, eu te direi a minha oração, e olharei para cima. ~ Salmos 5:3
Logo na Bíblia, somos orientados a começar nosso dia olhando para Deus e orando a Deus.
Ok. Então, qual é o problema? Sinceramente… Não estarei bem se não me der ao trabalho de orar todos os dias? Sim. Vais ficar. Se não te importas com o “tudo bem”, então não te preocupes com a oração.
Mas a sério, para qualquer pessoa ativa na sua jornada espiritual, a comunhão matinal com o nosso Amor Pai-Mãe é crítica.
Sabes, durante todo o dia, o mundo material que nos rodeia atira mentiras para o nosso caminho. Mentiras sobre quem somos, como devemos sentir, pensar ou agir. Mentiras sobre os nossos semelhantes. Mentiras sobre tudo e mais alguma coisa.
O que quero dizer com mentiras? Bem, há mais de 2000 anos, Cristo Jesus ensinou-nos que a nossa verdadeira natureza é espiritual. Ele ensinou-nos que esta existência material não é a nossa verdadeira identidade. Ele passou o seu ministério curando os doentes e pecando. Qualquer coisa sobre nós que não seja bela e espiritual é uma mentira – não é a nossa verdadeira identidade.
Eu simplesmente amo esta citação de João sobre a vasta quantidade de cura que Jesus fez.
E há também muitas outras coisas que Jesus fez, as quais, se elas deveriam ser escritas todas, suponho que mesmo o próprio mundo não poderia conter os livros que deveriam ser escritos. ~João 21:25
Você não gostaria de poder ler livros e livros sobre as coisas incríveis que Jesus fez enquanto esteve na Terra? A Bíblia nos dá apenas um pequeno vislumbre da sua vida e obras.
Uma coisa escrita sobre Jesus foi que ele nos deu uma oração específica para orar:
- 9 Depois desta maneira orai: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome.
- 10 Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu.
- 11 O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
- 12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
- 13 E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal: Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. ~ Mateus 6: 9-13
Se começarmos nosso dia em oração e incluirmos a “Oração do Senhor” acima, estamos começando nosso dia a partir de uma base espiritual. Na oração do Senhor, estamos declarando que Deus é “nosso Pai” – não apenas meu pai, ou seu pai, mas Deus criou a todos. Ali mesmo estamos reconhecendo que cada um de nós tem o mesmo Pai celestial. Isso não vai ajudar a alevizar falsas mentiras de raça, sexo, etc.?
Com esta oração, começamos por saber algo sobre Deus. Estamos declarando que Deus é o Deus de todos, o Pai de todos. Isso pinta um quadro muito grande de Deus. Ajuda a expandir nossa compreensão sobre Ele.
A oração continua para cobrir o suprimento, o perdão, a tentação, o mal. Depois termina declarando que Deus é todo-poderoso, eterno.
Esta oração é poderosa o suficiente para curar. É a única e única oração que Jesus nos fez. Ele está nos orientando a saber mais sobre Deus e a saber mais sobre o nosso semelhante como filho de Deus. Ele está nos instruindo a rezar por “nosso” “nosso” “nós” “nós”. A oração não é simplesmente sobre mim ou sobre alguém como um indivíduo, mas sobre os filhos de Deus como um todo.
A maneira como Jesus ensinou a rezar é uma oração coletiva por todas as crianças de Deus – todos (mesmo as pessoas que achamos horríveis!).
Quando saltamos o tempo da oração da manhã poderosa e simplesmente saltamos para o nosso dia, várias coisas acontecem.
Não somos capazes de ver as coisas e as pessoas ao nosso redor de um ponto de vista mais espiritual.
Acabamos reagindo a pessoas e situações em vez de estarmos mentalmente e espiritualmente preparados para responder com amor.
Acabamos por acreditar no que o mundo nos diz em vez de ver as coisas do ponto de vista espiritual.
- Caímos mais facilmente na enfermidade e no pecado.
- Nós não estamos espiritualmente preparados para ajudar os outros.
Há inúmeras coisas que podem dar errado em seu dia se você escolher não começar seu dia com a oração. É claro que as coisas ainda correm mal quando você reza de manhã, mas você estará mais inclinado a lidar com elas de forma bonita e de um lugar de amor do que a reagir mal. Por coisas assim é que a oração da manhã faz diferença.
Passei anos sem rezar de manhã. Não porque eu não quisesse, mas só porque não pensava nisso.
Agora, eu me recuso a não rezar todos os dias. Não vale a pena faltar ao meu tempo de oração. Não é justo para aqueles à minha volta!
Eu me sinto uma pessoa diferente, melhor, mais espiritualmente fundamentada, depois de fazer a oração da manhã e sentir todos seus benefícios. Eu me sinto protegido e pronto para fazer a diferença para aqueles que me rodeiam.
Compartilhar