Oração da gratidão

Agradecer por tudo o que é relevante na vida é uma atitude bastante nobre, mas não só isso, de acordo com especialistas, isso também ajuda a purificar o coração. Essa é apenas uma das razões pelas quais a oração de gratidão é importante em nossas vidas.

Orações de gratidão

Na maioria das vezes, as orações de gratidão funcionam também como uma espécie de alívio para a alma. Isso porque exercita a bondade, uma vez que é preciso se desprender de qualquer egoísmo para ser grato a algo ou alguém.

Graças a isso, portanto, quem recorre a esse tipo de oração está basicamente trazendo uma mensagem de paz e pureza da alma.

Não por acaso, existem hoje diversas versões interessantes para uma oração de gratidão. Por isso, escolhemos aqui duas das principais que podem ser adotadas diariamente.

Gratidão por tudo

Em um dos versículos da Bíblia, mais precisamente no livro de 1 Tessalonicenses, há um trecho que diz: “Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus”.

Somente essa parte já seria mais que suficiente para que qualquer cristão recorresse a uma oração como esta, certo? Trata-se de uma prece onde há um sincero agradecimento por tudo o que acontece no cotidiano.

Eis aqui a oração completa:

Senhor, muito obrigado, pelo que me deste, pelo que me dás, pelo ar, pelo pão, pela paz!

Pela minha faculdade de ver, pelos cegos eu quero interceder, por aqueles que vivem na escuridão e tropeçam na multidão, por eles eu oro e a Ti imploro miseração, pois eu sei que depois dessa lida, numa outra vida, eles enxergarão!

Senhor, muito obrigado pelos ouvidos meus, que me foram dados por Deus. Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro, a melodia do vento nos ramos do salgueiro, a dor e as lágrimas que escorrem no rosto do mundo inteiro. Ouvidos que ouvem a música do povo, que desce do morro na praça a cantar. A melodia dos imortais que a gente ouve uma vez e não se esquece nunca mais.

Diante de minha capacidade de ouvir, pelos surdos eu te quero pedir, pois eu sei, que depois desta dor, no teu reino de amor, eles voltarão a ouvir!

Muito obrigado Senhor, pela minha voz! Mas também pela sua voz, que canta, que ensina que consola. Pela voz que com emoção, profere uma sentida oração! Pela minha capacidade de falar, pelos mudos eu Te quero rogar, pelos que sofrem de afazia, não falam de noite, não cantam de dia.

Pela minha facilidade de falar, pelos mudos eu te quero rogar, pois eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também cantarão!

Muito obrigado Senhor, pelas minhas mãos, mas também pelas suas mãos. Mãos que aram, que semeiam, que agasalham. Mãos de caridade, de solidariedade. Mãos que apertam mãos. Mãos de poesias, de cirurgias, de sinfonias, de psicografias, mãos que numa noite fria, lava louça numa pia.

Mãos que a beira de uma sepultura, abraça alguém com ternura, num momento de amargura. Mãos que no seio, agasalham o filho de um corpo alheio, sem receio, e os pés que me levam a caminhar, sem reclamar, eu te quero louvar.

Porque eu vejo na Terra amputados, deformados, aleijados, desgraçados …e eu posso bailar!! Por eles eu oro, e a ti imploro, porque eu sei que depois dessa expiação, numa outra situação, eles também bailarão.

Por fim Senhor, muito obrigado pelo meu lar! Mas também pelo seu lar, pois é tão maravilhoso ter um lar…

Não importa se este lar é uma mansão, um ninho, uma casa no caminho, um bangalô, um grabato de dor, seja lá o que for! O importante é que dentro dele exista a presença do amor!

O amor de mãe, de pai, de irmão… De alguém que nos dê a mão, nem que seja a presença de um cão, porque é tão doloroso viver na solidão!

Mas se eu a ninguém tiver, nem um teto para me agasalhar, uma cama para eu deitar, um ombro para eu chorar, ou alguém para eu desabafar…, não reclamarei, não lastimarei, nem blasfemarei.

Porque eu Te tenho a Ti, muito obrigado porque eu nasci, Pelo teu amor, muito obrigado Senhor!

Gratidão pelo dia

Agora, essa é uma oração de gratidão mais centrada em um único período de tempo em particular, não necessariamente no dia a dia recorrente. Trata-se de um agradecimento por tudo o que o próprio senhor concede a cada um no amanhecer de um novo dia.

Vamos à oração completa:

Ao abrirmos os olhos pela manhã,
Vemos um dia lindo, com o sol no afã
De mostrar brilho através de seu raio
Proporciona Vós um espetáculo de soslaio.

Por isso, nosso coração encontra muita paz
Ao vermos o brilho do sol, de forma capaz
Reavivar o belo verde das árvores nas matas,
E o colorido das flores, pendentes em cascatas

Obrigado Senhor

Obrigado pela Vossa benéfica misericórdia,
Solenemente incidiu renovada sobre nós nesse dia.
Foi tanto amor enviado, que fomos ungidos,
Ficamos extasiados, agradecidos e fortalecidos.

Obrigado Senhor

Por podermos enfrentar as lutas do dia a dia,
Sermos capazes de proporcionar tranquilidade e alegria,
Aos que nada devem, mas sofrem e são carentes,
Também àqueles que não sentem, mas estão pacientes…

Obrigado Senhor

Por terdes criado e instituído a esperança.
Portanto, nas tempestades da vida
Diante da adversidade dorida
Podemos lutar e almejar a bonança.

Obrigado Senhor

Por nos terdes concedido a benevolência da fé também
Ferramenta cogente diante das situações custosas,
Necessária e imprescindível nas causas impetuosas
Para podermos conseguir os objetivos que nos satisfazem.

Obrigado Senhor

Por nos haverdes permitido constituir e formar um lar
Bondosos e inestimáveis filhos temos a nos alegrar.
Por terdes instituído no seio dos desentendimentos, o amor,
E assim, superar as ofensas, proporcionando uma vida sem rancor…

Obrigado Senhor.

Por fim, ousamos Vos pedir: fé, justiça social e solidariedade
E a vida que nos concedestes, fundamentada na fraternidade.
Neste exato momento só nos resta mais uma vez reconhecidos,
Podermos dizer bem alto, para que sejamos bem-agradecidos:

Obrigado Senhor
Amém.

Por que a gratidão é importante?

Além dos benefícios e motivos que já citamos, uma oração de gratidão também tem o poder de aumentar a aproximação com Deus.

Isso porque ele se agrada de um coração humilde que sabe reconhecer as maravilhas que ele faz e também compreender que tudo tem um propósito.

CookiesX

Usamos cookies de terceiros para analisar o tráfego e medir os anúncios. No caso de acessar desde Europa, podemos mostrar anúncios sem personalizar. Mais informações.