Oração espírita

De maneira geral, uma oração ou mesmo prece, por mais curta que seja, quando realizada com um coração sincero pode trazer grandes resultados. Com a oração espírita isso não é diferente, até porque, assim como em qualquer outra religião, o pilar que a sustenta é a fé.

Ninguém precisa usar palavras bonitas para se fazer ouvido pelo divino. Em vez disso, mais vale a confiança e plena convicção de que a prece está sendo ouvida e algo está sendo feito em seu favor no mundo espiritual.

Orações espíritas

Considerando o que foi dito, podemos afirmar que as orações que seguem um modelo específico têm o mesmo poder de uma feita com espontaneidade.

Felizmente, temos hoje à disposição uma grande variedade de orações espíritas as quais é possível recorrer em diferentes circunstâncias da vida. A seguir apresentamos duas das mais completas para você conhecer.

Para a paz interior

A oração da paz interior, como o próprio nome sugere, não se destina à busca de uma bênção no mundo físico, mas sim no íntimo. Trata-se de uma prece que roga por proteção e cura para a alma abatida, bem como orientação para fugir dos ardis e caminhos tortuosos do cotidiano.

Eis aqui a oração completa:

Acalma a minha alma, Senhor,
Que se confrange em pesares,
Ante os problemas
Mal resolvidos
Ou sem solução.

Acalma minha alma, Senhor,
Quando a madrugada chega
E o sono não vem
Para o reclamado
Repouso do corpo cansado
Da luta diária.

Acalma minha alma, Senhor,
E toma minha vida em Tuas mãos.
Conduza-me para que
Eu não me perca
Nos caminhos tortuosos
Do desespero e da angústia
Que, insistentes,
Batem à porta
De meus pensamentos
E de meu coração.

Acalma minha alma, Senhor,
Equilibra minhas energias
E fortalece meu espírito
E assim, somente assim,
Com Teu amor
Alicerçando minha vida,
É que poderei vencer
Hoje e sempre.

Amém.

Oração espírita do Pai Nosso

Diferente da versão tradicionalmente adotada por católicos e evangélicos, a oração espírita do Pai Nosso se mostra uma prece pautada nos detalhes.

Ela segue um tom de súplica por cuidado divino, mas faz ressalvas para que o orador faça por merecer as bênçãos pedidas.

Essa é a versão completa da oração:

Pai Nosso que estais nos céus, na terra, em todos os mundos espirituais, santificado e bendito seja sempre o vosso nome, mesmo quando a dor e a desilusão ferirem nosso coração, bendito sejas.

O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje Pai, dai-nos o pão que revigora as forças físicas, mas dai-nos também o pão para o espírito.

Perdoai as nossas dívidas, mas ensinai-nos antes a merecer o vosso perdão, perdoando aqueles que tripudiam sobre nossas dores, espezinham nossos corações e destroem nossas ilusões. Que possamos perdoá-los não com os lábios e sim com o coração.

Afastai do nosso caminho todo sentimento contrário a caridade.

Que este Pai Nosso seja dadivoso para todos aqueles que sofrem. Como espiritas encarnados ou desencarnados.

Que uma partícula deste Pai Nosso vá até os cárceres, onde alguns sofrem merecidamente, mas outros, pelo erro judiciário.

Que vá até os hospícios iluminando os cérebros conturbados que ali se encontrão. Que vá aos hospitais, onde muitos choram e sofrem sem o consolo da palavra amiga.

Que vá a todos aqueles que nesse momento transpõe o pórtico da vida terrena para a espiritual para tenham um guia e o vosso perdão.

Que esse Pai Nosso vá até os lupanares e erga estas pobres infelizes criaturas que para ali foram tangidas pela fome, dando-lhes apoio e fé.

Que vá até o seio da terra onde o mineiro esta exposto a grande perigo, e que ele findo o dia possa voltar ao seio de sua família.

Que este Pai Nosso vá até os dirigentes das nações para que evitem a guerra e cultivem a Paz.

Tende piedade dos órfãs e viúvas. Daqueles que até esta hora não tiveram uma pedaço de pão. Tende compaixão dos navegadores dos ares, dos que lutam com os vendavais no meio do mar bravio. Tende piedade da mulher que abre olhos do ser à vida.

Que a Paz e a Harmonia do Bem fiquem entre nós e estejam com todos.

Amém

Origem e significado do espiritismo

Para quem não sabe, o espiritismo é basicamente uma religião idealizada por Allan Kardec, um pedagogo que crê na união de religião, ciência e filosofia. Surgida na França, ela logo se popularizou ao redor do mundo.

Sua linha de pensamento considera Deus como um ser único, que criou o universo e o que nele há, incluindo a imortalidade do espírito.

CookiesX

Usamos cookies de terceiros para analisar o tráfego e medir os anúncios. No caso de acessar desde Europa, podemos mostrar anúncios sem personalizar. Mais informações.