Pular ao conteúdo

Oração do escoteiro

O padre Jacques Sévin foi quem deu início ao escotismo católico. Ele viu nesta importante atividade uma forma de dar suporte a educação das crianças em todo o mundo. O padre sempre foi um entusiasta do escotismo e procurou levar a várias partes do mundo ajudando a construir o caráter de muitos jovens em vários países, inclusive ele escreveu uma importante obra de nome O Escotismo que serve de referência para várias pessoas.

Oração do Lobinho

Senhor meu,
ensina-me a ser humilde e bondoso,
a imitar o teu exemplo,
a amar-te com todo meu coração,
a seguir o caminho que há
de levar-me para junto de ti.

Assim seja.

Do Escoteiro

Senhor,
ensina-me a ser generoso,
a servir-te como tu o mereces,
a dar sem medida,
a combater sem temor,
a trabalhar sem descanso,
e não esperar outra recompensa
senão a de saber que faço a tua vontade.

Do Escoteiro II

Meu divino Chefe Jesus, fazei-me generoso e leal. Quero estar Sempre Alerta para servir como vos mereceis, para dar sem restrição, para combater sem medo, para trabalhar sem buscar descanso, para despender toda a minha vida amando a Deus e servindo ao próximo, sem esperar outra recompensa, senão a alegria da consciência de estar cumprindo o meu dever, fazendo vossa santíssima vontade.

Do sênior

Dá-me Senhor:
um coração vigilante,
que nenhum pensamento vil
o afaste de ti;
um coração nobre,
que nenhum sentimento indigno o rebaixe;
um coração reto,
que nenhuma maldade desvie;
um coração generoso para servir
Assim seja.

Do Escotista

Senhor e Chefe meu, que apesar das minhas debilidades me haveis escolhido como chefe e guardião de meus irmãos Escoteiros, fazei com que minhas palavras iluminem seus passos pelos caminhos da Vossa Lei, que eu saiba mostrar-lhes Vossas pegadas divinas na Natureza que haveis criado, ensinar-lhes o que devo, e conduzir-lhes de etapa em etapa, até ti, Senhor meu, no campo do repouso e da fartura, onde haveis estabelecido a Tua barraca e a nossa, para a eternidade.

Do Monitor

Senhor meu grande monitor, Dá-me a Bravura dos Bandeirantes, a Coragem dos Guerreiros, a Humildade dos monges, a Lealdade dos Cavaleiros, a Honradez dos justos, a Força dos Animais, a Limpidez das Águas, e um Coração que saiba, ouvir, entender, e amar aqueles que me cercam.
Assim Seja!

Da Lei e Promessa

Senhor!
Fortalece-nos para que possamos ser homens honrados e leais,
Atentos às necessidades de nosso próximo, amigo e irmão de todos,
Formando uma só família em todo o orbe.
Que o convívio com a Mãe natureza nos ensine a ciência do viver harmônico
Com ordem e disciplina.
Que a alegria seja o nosso cotidiano, e o respeito a chave do nosso bem viver.
Envolve-nos na tua luz, para que purificados e fortalecidos no Teu amor,
Possamos viver a cada instante, em todos os níveis, esferas e dimensões,
A renovação de nossa promessa!
Amém.

A importância do escotismo

O escotismo ajuda os jovens a melhorar o desenvolvimento emocional, físico, intelectual, e também espiritual, bem como ajuda a interagir com outros escoteiros e respeitar ao próximo. Sem dúvidas é uma atividade extremamente respeitada ao redor do mundo e merece todos os aplausos.

A importância da oração no escotismo

A oração do escoteiro é importante para que o jovem possa seguir sempre uma trilha da justiça e caráter, portanto, a fé deve ser implementada para que este não fuja dos bons caminhos. O bom escoteiro precisa resolver situações rapidamente e com certeza a valorização da família e relacionamento faz parte do processo como um todo. A oração só faz aumentar a fé dos escoteiros, daí é essencial a prática contínua.

Como fazer a oração do escoteiro

O bom escoteiro precisa orar para que ele continue a ser uma pessoa generosa e leal e sempre alerta para servir ao próximo e socorrer aos mais necessitados. Ele precisa ter forças para não ter medo em qualquer situação que enfrentar. Ele precisa pedir proteção divina para que não se perca no caminho e não desista de seu verdadeiro talento e destino que é ajudar sempre.

O bom escoteiro precisa orar antes do início dos trabalhos a fim de ter força e muita paciência e determinação em suas tarefas, além de força de vontade. O escoteiro com muita fé tem muito mais facilidade em lidar com problemas e resolvê-los da melhor forma possível, portanto, a crença em Deus faz que ele aumente sua força física, mental e espiritual e busque forças quando se sentir fraco e desanimado nas dificuldades encontradas.

Todas as vezes que o escoteiro se ver em situação de perigo ou dificuldade, ele precisa pedir forças ao Criador para que se sinta protegido pelo manto espiritual de Deus em todos estes momentos críticos. Como podemos ver, é uma atividade de extrema importância e que merece todo o respeito e admiração de todos.

Quanto mais o escoteiro se dedicar ao trabalho melhor ele se sentirá no seu dia a dia, pois, terá muito mais amigos ao redor para dar a mão quando for necessário. Apenas Deus é capaz de ajudar o escoteiro nestes momentos, portanto, você que faz parte desta bela família, faça suas orações com muita fé e esperança e prossiga em seu caminho de paz e realizações.


Se gostou dessas orações, subscreva-se ao nosso canal de YouTube

Oração Já canal de YouTube
Baixar oração em
pdf para imprimir