Pular ao conteúdo

Como orar quando você não consegue achar as palavras

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Romanos 8:26,27

Certa manhã de domingo, um homem que visitava minha igreja levantou-se para dar seu testemunho. Ele descreveu a cena em que ele viu pela primeira vez a mulher que se tornaria sua esposa, o momento em que ele sentiu pela primeira vez que Deus estava chamando por ele.

“Essas pessoas estavam cantando, mas não com a boca”, disse ele. “Foi uma música mais profunda.”

É quando minhas lágrimas começam. Porque não é isso que a maioria de nós quer? Para alcançar Deus, para comungar com ele? Com ou sem palavras.

Vamos encarar. Eu sou um escritor, e até eu tenho aqueles momentos em que as palavras não vêm.

Normalmente, quando estamos sem palavras, é porque estamos feridos. Cínico. Desiludido. De coração partido. Cansado. Podemos ter perdido um pai ou irmão ou filho ou amigo. Podemos estar enfrentando um casamento desfeito, um adolescente suicida, um vício, uma devastação financeira ou abuso.

Ou talvez nós não tenhamos sido inspirados. Cansado. Desgastado de carregar nossos medos ao redor. Esgotado. Lidar com depressão ou doença ou um milhão de pequenas preocupações.

Eu estive lá, desesperada por Deus, mas incapaz de atrair minha mente, incapaz de chegar a Ele, seja verbalmente ou por escrito. E mesmo nesses momentos, senti a ironia. O único que pode realmente fazer a diferença na situação é o que eu não consigo falar.

Mas a verdade é que as palavras não são necessárias. A oração, na sua definição mais simples, é a comunhão com Deus. Muitas vezes penso nisso como uma conversa, mas não tem que ser.

Você já se sentou em silêncio sociável com um cônjuge, pai ou amigo? Apreciou uma tarde tranquila na varanda com um avô, sem palavras necessárias?

Quando nasceu meu filho, não tinha palavras para descrever o que sentia, então fiquei sentado ali, olhando para aquela linda nova criação, absorvendo-a em gratidão.

Quando minha mãe morreu, enquanto eu estava na fila de recepção, algumas das minhas pessoas favoritas se aproximaram, olharam nos meus olhos, me abraçaram e seguiram em frente. Sem dizer uma única palavra, eles comunicaram tudo o que eu precisava ouvir. Tudo o que eles queriam dizer.

Da próxima vez que você se sentir preso, quando você tropeçar em palavras ou estiver lutando com emoções que você não consegue encontrar, por que você não tenta algo novo? Sente-se em silêncio, sua mente focada em Deus. Olhe em volta e encontre a beleza em seu ambiente. Faça um desenho, rabisque nomes e imagens e ofereça como oração. Trabalhe seu caminho através de suas tarefas diárias e mantenha a mentalidade de dedicar seu trabalho - lavanderia, limpeza, pratos, jardinagem - a Deus como um ato de adoração. Ouça um pedaço de música de adoração e deixe-se perder no som.

Ou cante uma nova música, de um lugar mais profundo.

Isso só pode ajudá-lo a superar o que está bloqueando seu caminho. Eu prometo a você, Deus irá recebê-lo. Ele entenderá que é oração. Ele saberá o que seu coração sente e o que sua alma precisa.

E em breve, as palavras virão. Mas mesmo se eles não, você ainda orou, e no processo, você se aproximou de Deus. Porque onde quer que Deus esteja, vidas são mudadas.

Com ou sem palavras.

CookiesX

Podemos usar seus dados para personalizar os anúncios? Nossos parceiros coletarão seus dados e usarão cookies para medição e personalização de anúncios. Saiba como nós e nossos parceiros coletamos e usamos seus dados.

Pode alterar sua escolha a qualquer momento em nosso centro de privacidade.