Oração das almas

A filosofia presente no catolicismo está bastante ligada ao conceito observado na oração das almas. Não por acaso, essa é uma das orações mais conhecidas por católicos em todo o mundo.

De modo geral, ela se liga à ideia do purgatório, que de acordo com a crença, seria o lugar para onde as almas pecadoras vão após a morte para esperar a purificação.

Dito isso, portanto, a oração das almas aflitas pode funcionar como uma espécie de prece que contribui com a purificação dessas pessoas, facilitando-lhes o caminho até o Pai.

Orações pelas almas

Na prática, existe mais de uma versão diferente no que diz respeito às orações das almas.

Isso indica, portanto, que embora se relacione à ideia do purgatório em todos os casos, é possível tecer objetivos diferentes durante a prece. A seguir você confere algumas das versões da oração.

Almas abandonadas

Como você pode perceber na oração completa, nessa versão a súplica se destina a rogar por misericórdia a todas as divindades reconhecidas pela Bíblia católica, inclusive por aquelas que estão no purgatório. O objetivo é basicamente o que mencionamos inicialmente.

Ó almas santas e benditas do purgatório! Ó almas que passastes pelos sofrimentos e angústias da morte! Ó almas dos afogados, queimados, torturados e fuzilados na guerra! Ó almas dos meus parentes e amigos falecidos! Ó alma dos assassinados, encarcerados e injustiçados! Ó almas dos escravos e dos pagãos bem-intencionados!

Ó almas esquecidas e abandonadas! Ó almas santas e benditas do purgatório que estais sofrendo e penando para alcançardes a purificação completa para depois entrar na vida eterna! Almas santas e benditas, eu rogo e intercedo por vós diante de Jesus Cristo, o Salvador.

Ó Jesus Cristo, pelo vosso suor de sangue, pela coroa de espinhos, pelos pregos nas mãos e nos pés, pelo golpe de lança em vosso coração, pelo último suspiro na cruz, aliviar as dores e abreviar as penas das almas santas e benditas do purgatório. E vós, almas santas e benditas, vinde em meu auxílio, socorrei-me em minhas angústias. Atendei o meu pedido, ajudai-me a resolver o meu problema.

Pelo sangue de Cristo derramado na cruz, lançai-me de Deus Pai, a graça de que tanto necessito. Por Maria, a Mãe das dores e Nossa Senhora do Monte Carmelo, a qual prometeu socorrer almas e livrá-las do fogo do purgatório e atender as suas súplicas, alcançai-me a graça de que tanto necessito. Amém.

Almas benditas para pedir uma graça

Aqui temos uma versão onde a prece se destina a almas benditas que em tese podem trazer socorro e livramento neste plano de existência. Como você pode ver na oração completa, a prece relembra também o sacrifício de Jesus ao rogar pelas bênçãos durante a prece.

Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido.

Pelas gotas de suor que Jesus derramou do seu Sagrado Corpo, atendei o meu pedido. Meu Senhor Jesus Cristo, que a vossa proteção me cubra, vossos braços me guardem no vosso coração e me proteja com os vossos olhos. Oh! Deus de Bondade, vós sois meu advogado na vida e na morte; peço-vos que atendei os meus pedidos, livrai-me dos males e dai-me sorte na vida.

Segui meus inimigos; que olhos do mal não me vejam; cortai as forças dos meus inimigos. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, se me fizerem alcançar esta graça (dizer a graça), ficarei devoto de vós e mandarei imprimir um milheiro desta oração, mandando também rezar uma missa

A origem das almas benditas

Nesse segundo caso, ou seja, na súplica às almas benditas durante a oração as almas, a filosofia segue a lenda de São Cipriano. Segundo ela, a cada sete anos, 13 almas vítimas de catástrofe chegam até o Pai Celestial.

Não sendo puras para o céu, nem tampouco impuras o bastante para o inferno, ficam em uma espécie de limbo. Nesse caso, de acordo com uma intervenção de São Pedro elas podem vaguear pela Terra, mas com a obrigação de ajudar aqueles que lhes suplicam por socorro.

CookiesX

Usamos cookies de terceiros para analisar o tráfego e medir os anúncios. No caso de acessar desde Europa, podemos mostrar anúncios sem personalizar. Mais informações.