A viagem da Fé
Te contamos uma breve história através de uma viagem sobre como você pode sempre manter a sua fé em Jesus e Nosso Senhor.
Se alguém lhe perguntasse o que é a fé, o que diria? Como você definiria fé? Muita gente diria que a fé é ter um conjunto de crenças. Ter fé, dizem eles, é ter algumas ideias fixas sobre Deus, sobre a vida e sobre o depois da vida.
Há verdade nisso. As crenças são uma parte fundamental da fé. Mas a fé, como a Bíblia a descreve, é muito mais rica do que isso. Através das páginas das escrituras, vemos que a verdadeira fé é uma confiança em Deus que produz uma obediência voluntária a Seus mandamentos. Deixe-me dar-lhe um exemplo do que quero dizer.
Suponhamos que você quisesse ir de férias. Talvez a vida tenha sido estressante, e você queira fugir de tudo isso por algumas semanas de paz e sossego. Então você pega uma pilha de folhetos de viagem e procura em suas páginas por um destino que lhe atraia. Você pega as sondagens dos amigos, verifica as classificações e os testemunhos na “internet”.
E depois? Antigamente você descia para ver o agente de viagens pessoalmente, armado com um livro de cheques. Hoje em dia você pega o telefone, ou liga o seu navegador da internet e prepara o seu cartão de crédito. Você divulga o número do cartão longo e os três dígitos da parte de trás do cartão. As férias estão marcadas. E você acaba de exercer a fé. Você não tem visto as pessoas envolvidas e sabe muito pouco sobre isso. No entanto, você acabou de entregar uma quantia substancial de dinheiro porque eles prometeram levar você onde você quer ir e dar-lhe um bom tempo quando você chegar lá.
Mas isso não é o fim de tudo. Você recebe os seus bilhetes, e com eles um pouco da companhia aérea. Isto diz-te que há restrições na tua bagagem: estás proibido de trazer certos artigos contigo, e há um limite de peso. Você é muito cuidadoso ao seguir estas instruções. Você obedece às ordens porque quer este feriado, e não quer ser expulso no registo de entrada.
Finalmente você vai para o aeroporto, embarca no avião e se instala de volta. Você pode estar um pouco nervoso, mas novamente, você está exercendo fé. Você não pode ver o piloto; você não verificou seu CV; ainda assim, você está preparado para acreditar que ele está no habitáculo e que ele está à altura do trabalho. Você está colocando sua vida nas mãos dele porque você quer as férias. E (quase sempre) a sua fé é recompensada. Você chega em segurança e se diverte muito.
No seu coração, a fé cristã é a mesma. Em Hebreu capítulo 11 você vai encontrar uma galeria de heróis de pessoas que exerceram a fé em Deus. Hebreus 11:6 diz: “Sem fé é impossível agradar [a Deus], pois quem vem a Deus deve crer que Ele é, e que Ele é o galardoador dos que O buscam diligentemente”. Ao longo da história, pessoas têm confiado e obedecido a Deus porque têm confiança de que Ele os recompensará com a vida eterna no fim.
A vida cristã começa com uma pessoa que quer afastar de tudo: eles querem se livrar do pecado de suas vidas; querem paz de espírito e paz com Deus; querem ter certeza de chegar ao céu. Não há várias companhias aéreas ou companhias de turismo que oferecem passagem segura para o céu. Só há um caminho: é através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Não é necessário dinheiro: ele oferece a salvação de graça a quem quer que a aceite. Ele viveu Sua vida perfeitamente para que pudéssemos ser creditados com Suas boas obras. Ele morreu uma morte que não merecia para que a pena que merecemos pelos nossos pecados pudessem ser paga na totalidade. Tudo o que temos que fazer é pedir-lhe que nos dê esta salvação.
Neste ponto algumas pessoas dizem: “mas eu não posso ver Jesus – como sei que ele está ouvindo?”. Ao que respondo: você não pode ver o agente de viagens quando está no telefone – e você não tem ideia de quem responde quando você preenche um formulário em um site – mas isso não o impede. Vai em frente com fé porque queres aquele feriado. E se você quer certeza da vida eterna, você deve ir em frente e falar com Jesus em oração. Ele lhe responderá através da Bíblia, talvez enquanto você a lê por si mesmo, ou como alguém a explica a você. Quando buscamos a Deus com sinceridade, Ele envia Seu Espírito Santo para pegar as palavras da Bíblia e pressioná-las em nossos corações para que sintamos uma confiança inabalável de que elas são destinadas a nós.
Como em uma viagem aérea, seguir Jesus, com a oração para viagem, requer nossa obediência. Há restrições de bagagem. Se queremos que Jesus nos leves para o céu, há muitas coisas que não podemos levar conosco. Os nossos pecados devem ir: maus hábitos, pensamentos errados, atitudes erradas. Não podemos nos livrar dessas coisas sozinhos, mas também podemos perguntar a Jesus sobre isso: ele dá voluntariamente seu poder para transformar nossas vidas. Ele nos transforma fazendo-nos tão ansiosos para estarmos com Ele e sermos como Ele que velhos hábitos, velhos pecados perdem o seu apelo. Cada vitória sobre o pecado aumenta a nossa confiança de que Ele está conosco e aumenta a nossa coragem para lutar contra o próximo pecado.
No final da vida vem a última grande jornada de todos, a jornada da morte. Até os cristãos podem ficar apreensivos com isso, mas todo cristão pode ter confiança. Eles colocaram sua confiança no maior piloto de todos: Jesus Cristo é o único que passou pela morte e regressou. Ele conquistou a morte, e está supremamente qualificado para levar Seu povo a passar em segurança.
Do outro lado da morte, Deus promete que a fé do Seu povo será recompensada. No Salmo 36:8 lemos sobre o povo de Deus no céu: “Eles estão abundantemente satisfeitos com a plenitude da tua casa, e tu lhes dás de beber do rio dos teus prazeres”.
Compartilhar